O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (Stiuma) promoveu, no último dia 8 de junho, reunião para tratar do processo de implantação das microrregiões no estado, criadas pela Lei Complementar nº 239/2021. A lei divide as microrregiões em: Norte Maranhense, Sul Maranhense, Centro-Leste Maranhense e Noroeste Maranhense.
Além de dirigentes do Stiuma, participaram do encontro, representantes da FNU, do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS) e do Projeto de pós-doutorado da UFMG-Privaqua.
Na reunião foi discutida a importância do governo do Maranhão e da direção da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA – agirem no sentido de agilizar o processo de implementação das microrregiões, que consiste, entre outras medidas, em criar os órgãos de governança com a participação dos municípios, do estado e da sociedade civil, e promover a instalação dos órgãos de participação social, espaço que deverá contar com a participação de representantes do sindicato.
O sindicato deve continuar a promover esses encontros, inclusive discutindo experiências já desenvolvidas por estados como Piauí e Rio Grande do Norte.
Todas essas ações têm como perspectiva garantir a permanência da CAEMA como prestadora pública dos serviços de saneamento no Maranhão e impedir processos de privatização da empresa.