A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) entregou, na tarde da última quinta-feira (23), à direção da Sabesp a pauta de reivindicações dos trabalhadores da empresa na Baixada Santista e no Vale do Ribeira para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024.
O documento foi recebido pela diretora de Assuntos Corporativos, Sabrina de Menezes, e pelo superintendente de Gestão de Pessoas, Nilton João do Santos.
Durante a entrega, o Sindicato reiterou ser contrária à privatização da empresa, destacou a importância de valorizar a categoria e reiterou a expectativa de um diálogo propositivo nas mesas de negociação, para que o futuro ACT contemple os principais anseios dos trabalhadores.
Também deixamos claro que o Sintius pretende discutir outros itens importantes, como melhorias na Participação sobre Lucros e Resultados (PLR) e no Plano de Cargos e Salários (PCS).
As discussões sobre a campanha salarial deste ano serão feitas em conjunto com as outras entidades que representam os profissionais da Sabesp.
Em relação às reivindicações apresentadas à empresa, o Sintius defende a reposição salarial com base na inflação acumulada nos últimos dois anos, além da correção inflacionária verificada pelo índice INPC entre maio de 2022 e abril deste ano.
Em relação aos benefícios sociais, os trabalhadores querem um reajuste com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses (maio de 2022 a abril deste ano), mais aumento real.
Além disso, o Sindicato também pleiteia a garantia de emprego de 100% para os trabalhadores lotados na Baixada Santista e no Vale do Ribeira.
Fonte: Ascom Sintius