Em meio a uma enxurrada de reclamações que vem recebendo pelo atendimento aos consumidores, a Copasa está “celebrando”, nesta semana, o Dia do Cliente, com programação presencial e virtual até sexta-feira (15 de setembro). A Semana do Cliente ocorre no exato momento em que a empresa implanta um sistema que privilegia o atendimento virtual, deixando de investir nas agências físicas, que se transformaram em verdadeiro caos, lotadas de consumidores em busca de solução para seus problemas e com reduzido número de atendentes para dar conta da demanda.
A situação se agravou ainda mais com a tragédia da terceirização do serviço de leitura, trazendo transtorno e sofrimento para a população atendida pela Copasa e para os poucos trabalhadores das agências físicas, obrigados a atender uma multidão de clientes, no espaço apertado das unidades, com o aumento das reclamações sobre o alto valor das contas, com os constantes “erros de leitura”, que são as principais ocorrências, sobretudo depois que o serviço passou a ser realizado por terceirizadas, sem compromisso com a qualidade no trabalho que se exige de uma empresa que presta um serviço essencial à população.
Ao priorizar o atendimento on-line, através da agência virtual, a Copasa deixou de investir nas unidades físicas e no atendimento presencial, esquecendo que a maioria dos consumidores são pessoas humildes, não têm condições de comprar celulares de ponta ou computadores, nem pagar caro por internet para acessar a agência virtual.
Segundo atendentes que trabalham diretamente com o consumidor, presencialmente, a pressão, que já era enorme devido a precariedade das agências e das condições de trabalho, aumentou ainda mais com as cobranças de quem não consegue acessar o sistema on-line, resultando em sofrimento para os clientes e os trabalhadores das agências de atendimento.
Fonte: Ascom Sindágua-MG