????Esta semana, parte da população da cidade de São Paulo, está sofrendo com a falta de energia e o descaso da empresa privatizada Enel. Mas, nos últimos dias, assim como nos últimos meses, vários municípios pelo país estão passando pelo mesmo problema causado pelas concessionárias de energia elétrica. Exemplos não faltam.

????As empresas privadas estão a serviço do lucro e não da qualidade dos serviços. Há a precarização dos serviços, em boa parte pela falta de funcionários que estão sendo demitidos.

➡️Importante lembrar que está em curso o processo de renovação dos contratos de concessões das empresas de distribuição de energia elétrica privatizadas na década de 1990, cujos contratos de concessão, de 30 anos, terminam entre 2025 e 2031.

➡️Os dirigentes da FNU estão há meses em tratativas junto ao governo federal e aos parlamentares, buscando a participação da FNU no debate do Projeto de Lei da renovação dessas concessões.

Além da luta para garantir a prestação de qualidade dos serviços de energia elétrica a toda a população, o tema que afeta diretamente os eletricitários, uma vez que as licitações de concessões públicas precisam detalhar questões como a obrigação da concessionária em manter pessoal em quadro-próprio qualificado e em número suficiente para
garantir a operação com segurança.