Na manhã da quinta-feira (20/06), o Sindae realizou mais um rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho da Embasa – ACT 2024/2025. Este é quarto encontro para avaliação da pauta de reivindicações aprovada pela categoria, que neste ano trata apenas das cláusulas com impactos econômicos. Como já bastante esperado, a Embasa apresentou nesta reunião uma proposta econômica global para a negociação do ACT.

É bom ressaltar que a proposta de hoje é resultado de intensas e muitas negociações do sindicato com a Embasa desde o início do ano. Ao longo desses meses, o Sindae vinha cobrando fortemente um incremento a título de ganho real nos salários e demais cláusulas, com destaque especial em relação ao aumento do ticket alimentação, em decorrência do alto índice de inflação sobre dos alimentos e itens de higiene.

Durante o processo negocial, o Sindae fez questão de apresentar para a Embasa algumas premissas que a entidade não abriria mão, como o compromisso da empresa de aplicar reajustes com pagamento retroativo a maio deste ano, a reposição integral da inflação e ganho real nos salários.

Dentre as principais propostas, a Embasa aplicaria o reajuste salarial de 3,23% (INPC) + R$ 200,00 incorporados aos salários base de todos (todas) empregados (as), o ticket alimentação ficaria em R$ 1.700,00 e a gratificação de férias em 65% da remuneração. Nas demais cláusulas econômicas a proposição é aplicar a recomposição do índice inflacionário com data-base em maio (3,23%). Outros detalhes da negociação só serão disponibilizados após a apresentação da proposta formal, que deverá ser encaminhada no final do dia de hoje para o sindicato.

Ainda nesta tarde, a Diretoria Executiva do Sindae fará uma reunião para deliberar sobre a convocação para próxima semana de assembleias gerais extraordinárias para análise das referidas propostas.

Participaram da reunião o presidente da Embasa, Leonardo Góes, o Diretor de Gestão Corporativa, Jazon Júnior, a Diretora Financeira e Comercial (DF), Marcela Lima, o Assessor da Diretoria da Presidência (DP), Fábio Rodamilans, e o Assessor da Diretoria Metropolitana (DM), Gilmar Santiago.

Do lado do Sindae, participaram da reunião o Coordenador Geral, Grigorio Rocha, a Secretária Geral, Nadilene Nascimento, o Diretor de Administração e Finanças, Aloísio Aurélio Rocha Filho, o Diretor de Formação Sindical, Cultura, Política e Estudos Socioeconômicos, Luiz Geovane Andrade Santana, o Diretor de Políticas Sociais e Institucionais, Orlando Pereira dos Santos, o Diretor Regional Metropolitano, Fernando Biron, e o Diretor Regional Sudoeste, Luciano Leal.

Fonte: Ascom Sindae-BA