Através de assembleias presenciais realizadas em todo o Estado e também de forma virtual, os trabalhadores aprovaram a Pauta de Reivindicações para a campanha salarial unificada, visando os acordos coletivos de trabalho com a Copasa e Copanor em nossa data-base de 1º de novembro.
A Pauta de Reivindicações se preocupa com a recomposição dos salários pelo índice inflacionário e ganho real conforme o crescimento da receita da empresa e de indicadores identificados pelo Dieese, como também reajuste pelo INPC anual dos benefícios econômicos, como cartão alimentação, auxílio creche e outros. Além disso, a categoria busca a destinação de um percentual de 2% sobre a folha de pagamento para realização de progressões, crescimento, promoções, avaliações de desempenho e adequações do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS), com a revisão da tabela salarial e reduzindo a progressão horizontal em 15 estágios.
A categoria reivindica a manutenção de todas as conquistas de acordos anteriores e o resgate da estabilidade dos direitos através da ultratividade das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho, destacando a garantia do pagamento da Participação nos Lucros (PL) de forma linear em 25% do valor equivalente ao distribuído aos acionistas.
Foi demonstrada pelos trabalhadores a grande preocupação com os empregos, reivindicando que demissões somente aconteçam através da promoção de planos de desligamento voluntário ou em processos que configurem justa causa. Ainda sobre os empregos, a categoria reivindica a não contratação de empresas terceirizadas para serviços fins e a reposição de vagas através da realização de concurso público.
Os trabalhadores se preocupam também com a revisão do plano de saúde, para possibilitar planos alternativos de menor custo para ativos e aposentados através da Copass Saúde, ajuste no custo de exames médicos periódicos, exames complementares, guias sem ônus para acometidos de doenças crônicas e de acompanhamento permanente.
A íntegra da Pauta de Reivindicações será encaminhada à empresa na segunda-feira, 1º de julho, data em que estará disponibilizada no site e APP do SINDÁGUA, para que todos possam acompanhar o processo de negociações coletivas com a Copasa e a Copanor.

Fonte: Ascom Sindágua-MG