Na manhã do sábado (06/07), o Sindae realizou o Primeiro Encontro dos Agentes Operacionais da Embasa, na sede do sindicato, nos Barris, em Salvador. O objetivo do evento, transmitido também pela internet, foi debater sobre propostas desse segmento de trabalhadores (as) para serem incluídas na revisão do Plano de Cargos, Salários e Carreira da Embasa (PCSC) que acontece neste ano.
Embora não seja a primeira vez que os (as) Agentes Operacionais se reúnem com a entidade, é o primeiro encontro relevante com participação ampla da diretoria do sindicato e dos (das) próprios (próprias) interessados (as). Foram mais de 150 participantes que puderam se pronunciar tanto de maneira presencial quanto virtual, por meio do aplicativo meet.google.
Dentre as falas mais importantes, chama a atenção o entendimento de que se deve reparar a injustiça praticada pela Embasa aos Agentes Operacionais na revisão do PCSC de 2015. Na ocasião, a função foi extremamente prejudicada com a eliminação da carreira, uma vez que poderiam progredir para Monitores (as) de Obras e Serviços e chegar até a função de Técnico (a) em Edificações. Tudo isso acabou.
Outra reclamação muito importante é a de que os (as) Agentes de Manutenção, que passaram a ser chamados (as) de Agentes Operacionais, incorporaram também a função de Agente de Medição, duas grades acima na tabela salarial. Em outras palavras: houve aumento de atribuições e ao mesmo tempo uma desvalorização tanto na carreira quanto salarial.
Diante dos fatos, é inegável que os (as) Agentes Operacionais foram muito prejudicados (as) nesse processo e que é preciso que se faça uma urgente reparação.
Fonte: Ascom Sindae-BA