Com o lema “A nova unidade para fortalecer os urbanitários e urbanitárias do Brasil – O nosso futuro começa agora!”, cerca de 150 dirigentes sindicais das federações urbanitárias (FNU, FRUNE, FRUSE, FURCEN e FESUL) participam deste importante evento para o ramo urbanitário, que ocorre nesta segunda-feira (12/8) e terça (13/8), na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

Os congressistas irão eleger a nova diretoria Plena, diretoria Executiva e Conselho Fiscal, além de debater os desafios da nova Organização urbanitária (CNU), nos aspectos organizativos.

A CNU agora consolidada, do ponto de vista legal, é a ponta de lança de muitas luta em defesa da pauta dos trabalhadores e trabalhadores dos setores de energia elétrica, saneamento, gás e meio ambiente.

Na mesa de abertura participaram:
. Paulo de Tarso – presidente da CNU
. Pedro Damásio – presidente da FNU
. José Gomes Barbosa Filho – representando a presidência da FRUNE
. Fabíola Antezana – representando o presidente da FURCEN
. Esteliano Neto – presidente da FRUSE
. Cecy Marimon – presidente da FESUL

Todos falaram da importância da Confederação e da construção da unidade durante o Congresso para o fortalecimento da luta dos urbanitários.

Em nome da CUT Nacional, a Secretária de Combate ao Racismo da CUT, Nadilene Nascimento, saudou os congressistas e desejou uma jornada de sucesso.

Ainda no primeiro dia do Congresso foi feita a leitura e votação do Regimento Interno da CNU e estão sendo apresentadas propostas sobre as alterações estatutárias e deliberadas em votação pelos delegados.

Mais informações sobre o Congresso estarão sendo postadas posteriormente aqui no site.

9