Nesta primeira manhã do 12° ENU – Encontro Nacional dos Urbanitários, a Mesa de Abertura contou com as saudações dos presidentes da CNU, FNU, FRUSE e Sintaema-SP, respectivamente: Paulo de Tarso, Pedro Damásio, Esteliano Neto e José Antônio Faggian (representando a presidência da Fenatema). Também fez uma saudação, a Secretária Geral da CUT-RJ, Jane Santana.
De acordo com o presidente da FNU, Pedro Damásio, todo esforço jurídico para barrar a privatização do saneamento tem sido feito com grande qualidade, mas é preciso ir além. “Todo aparato no âmbito jurídico foi feito pela FNU e os Sindicatos, agora é preciso avançar na questão política buscando uma audiência com o presidente Lula, para expor nossa pauta em defesa do saneamento público”, disse ele.
Nos debates temáticos, a primeira mesa debateu o processo de privatização das empresas públicas de saneamento, destacando os processos mais recentes de privatização ou com editais lançados (SP, SE, PI, e outros).
A secretária Geral da FNU, Iara Nascimento, em sua fala destacou que os desafios em defesa do setor de saneamento são grandes. “Já nos reunimos com o Nelson Barbosa, Diretor de Planejamento do BNDES, que disse textualmente que tem compromisso com o saneamento público, mas também tem com as empresas privadas, ou seja, não mostrou uma posição fechada com nossas propostas, então temos que aprofundar essa luta”, alertou ela.
Para o Secretário de Finanças da FNU, Arilson Wunsch, o momento exige ações efetivas em defesa dos trabalhadores do setor de saneamento. ” A conjuntura não é fácil, acho que uma sugestão para os sindicatos é criar um diagnóstico das empresas, como forma de trocar experiências e assim se preparar melhor para as lutas”, disse.
Participaram:
. Francisco Marques, presidente do SINTEPI
. Sílvio Sá, presidente do Sindisan-SE
. José Antônio Faggian, presidente do Sintaema-SP
. Iara Nascimento, FNU/Sindisan-SE (coordenação da mesa)
DESAFIOS DOS URBANITÁRIOS
Os desafios dos urbanitários no cenário atual é o tema da segunda mesa.
O Vice-presidente da FNU, Nailor Gato, lembrou da importância de se manter viva as bandeiras de lutas dos urbanitários. “Desde os anos 90 o neoliberalismo vem atuando para se apossar das empresas públicas do ramo urbanitário. Em 2016, com o golpe contra a presidenta Dilma, esse processo se acelerou. Hoje temos, por exemplo, o setor elétrico financeirizado. O Nosso desafio é discutir um projeto que queremos, e nele a presença do Estado é fundamental”, falou.
Participam da mesa como expositores:
. Nailor Gato – vice-presidente da FNU
. Fábio Giori – secretário de saneamento da FNU e vice-presidente de saneamento da CNU
. Yuri Washington Alves dos Santos – secretário de energia da FNU
. Fabíola Antezana – vice-presidente de energia da CNU
. Fernando Biron – secretário de saneamento da CNU
. Aline Marques ( coordenação) – dirigente do STIUMA e representante dos urbanitários na CUT
Mais informações sobre o 12° ENU serão postadas posteriormente aqui no site.