No dia 26 de setembro, foi realizada na Delegacia Regional do Trabalho a audiência sobre acordo coletivo de trabalho entre o Sintergia-RJ, os demais sindicatos representativos da base e a direção da Eletronuclear.  Nessa mesa especial de negociação, após intensos debates, ficou acertada a busca de uma proposta de consenso para o acordo de paradas, com a discussão dos subsídios da água e luz mais adiante e a manutenção integral do ACT 2023/2024.

A Eletronuclear se comprometeu a dar uma resposta até às 12 horas do dia 27/09. Ao invés disso, divulgou no sábado uma proposta aos empregados que já havia sido descartada pelos sindicatos, pois oficializa a retirada de direitos históricos.  É importante destacar que a ata da reunião na DRT-RJ sobre os pontos acertados é clara, então caberia à empresa cumprir aquilo que foi negociado perante a Justiça do Trabalho, e não jogar fora tudo construído com tanto esforço dos sindicatos.

As atitudes da direção da Eletronuclear insistindo em uma narrativa falsa dos fatos aos empregados em pleno sábado demonstram uma total falta de compromisso com a categoria, e se mostram em descompasso com o novo momento do país, agora governado de forma democrática e sempre aberto ao diálogo com a classe trabalhadora.

Essa posição da Eletronuclear é um erro, pois a intransigência nunca levou ao entendimento.  Apostar no diálogo ainda é a melhor estratégia, mas é preciso vontade política e seriedade para se chegar ao consenso.

A luta não acaba aqui, porque os sindicatos vão continuar mobilizados em todas as instâncias por um ACT justo.  No dia 03 de outubro, quinta-feira, será realizada uma plenária informativa às 13 horas na porta da empresa. Participe e faça valer a sua voz!

Plenária informativa nessa quinta-feira, 03/10, às 13 horas, na porta da empresa.

Fonte: Ascom Sintergia-RJ