Os trabalhadores/as aprovaram, por maioria, a proposta para o Programa de Participação nos Lucros ou Resultados (PPLR) 2025 nas assembleias conjuntas (Urbanitários e Engenheiros) realizadas no dia de 3 de outubro, em Belém e regionais.
Nas primeiras rodadas de negociações, a empresa tentou retirar o Adicional de Periculosidade do cálculo e de reduzir a Bonificação de 1 SB para 0,75, reduzindo o total a receber, 2 múltiplos de salários mais 0,75 de bonificação, tudo sem a Periculosidade, além de propor a retirada os itens 5.4 e 5.5 do ACT, para pagar mais ao corpo gerencial que o limite do PGE, que são, em média, 6 salários, e também deixar de enviar o relatório aos Sindicatos, com as médias por categoria dos trabalhadores envolvidos no programa, um atentado contra a transparência do processo da PLR.
Todos os retrocessos foram rejeitados pelos sindicalistas.
Veja alguns itens da proposta aprovada
1. A manutenção dos múltiplos salariais (2 salários + 1 bonificação) COM PERICULOSIDADE.
2. Fator absenteísmo – Considerar 1/365 dias para cada 8h de falta. Para tanto, o fator absentenismo sai de 1/30 avos, como é hoje, ficando em 1/365 avos para cada 8h de falta não justificada, até o limite de 29 dias de faltas. Caso o trabalhador acumule mais de 29 dias de faltas não justificadas, o Fator Absenteísmo volta a ser calculado à razão de 1/30 (um trinta avos).
3. Pagar 50% (cinquenta por cento) da PLR quando a nota do EBTIDA for maior ou igual a 9 (90%) e menor que 10 (100%).
4. O pagamento da PLR será feito até o dia 15/04.
5. Nas demais cláusulas, o PPLR será mantido conforme o previsto no ACT vigente, com as devidas atualizações de datas.

Fonte: Ascom Stiupa