A 13ª Conferência Regional Interamericana da Internacional de Serviços Públicos (ISP) está em pleno andamento em Bogotá, Colômbia, e conta com uma intensa agenda de debates.
A FNU está presente, sendo representada por sua secretária-geral, Iara Nascimento, e por seu secretário de Relações Internacionais, Pedro Blois.
Nesta quarta-feira (13/11), no Comitê de Meio Ambiente, Pedro Blois ressaltou que “na questão da transição energética, estamos passando, enquanto trabalhadores do ramo urbanitário, o processo de privatização dos serviços públicos de energia. Todas as nossas empresas, que eram estatais, passaram para as mãos da iniciativa privada e não há uma reposição da mão de obra altamente qualificada. Essa mão de obra está sendo descartada, por conta do processo de privatização, de reduzir custos com a mão de obra para aumentar a lucratividade da empresa”.
Blois também falou sobre o processo de privatização do saneamento pelo qual o Brasil passa e sobre a seca que assola a Amazônia conta do desmatamento. “Isso vai gerar uma crise sem precedentes, não só para o Brasil, mas para todo o mundo”, enfatizou. (Assista ao vídeo no final desta página).
Pedro Blois ainda foi cumprimentado por Britta Lejon, presidente do ISP, por sua eleição à vice-presidência da Contaguas – Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras de Água, Saneamento e Meio Ambiente das Américas.
A secretária-geral FNU, Iara Nascimento, tem feito articulações que as delegações dos vários países presentes para integrar a luta em defesa das empresas públicas em toda o continente, pois acredita que somente unidos na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos podemos vencer essa batalha de que “o lucro não está acima da vida”.