Após recentes ruídos surgidos na base de um dos nossos sindicatos filiados – o STIUMA, a Central Única dos Trabalhadores do Maranhão (CUT-MA) vem manifestar seu apoio irrestrito ao Sindicato dos Urbanitários do Maranhão, entidade que representa legitimamente os trabalhadores do setor de saneamento e energia no Estado, bem como prestar alguns esclarecimentos necessários:

1. Sobre a eventual criação de um novo Sindicato do Saneamento
A CUT-MA não investe, não apóia, não estimula ou cria oposições sindicais dentro dos seus sindicatos filiados. *A CUT-MA reafirma sua posição de não dividir uma categoria quando sua representação é legítima e combativa. A Central estimula a unificação de sindicatos que possuem a mesma afinidade na representação.*
A tentativa de fragmentar a representação sindical no setor de saneamento só serve para enfraquecer a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e direitos.
O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão tem uma história de 40 anos de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores do setor e sua representatividade é inquestionável, assim como seu papel é estratégico para a organização e luta da classe trabalhadora no Maranhão.

2. Sobre a Formação da CUT

A formação da CUT é autônoma e classista, construída a partir dos seus sindicatos de base, passando pelas estruturas horizontais (CUT’s Estaduais) e verticais (Ramos que a compõe), até a Secretaria Nacional de Formação, estruturando o que chamamos de Política Nacional de Formação. *Os cursos de formação da CUT são organizados pela própria CUT e não por terceiros.

Feitas as afirmações acima, a Direção Estadual da CUT no Maranhão vem a público desautorizar qualquer pessoa ou entidade que divulgue qualquer formação sem estar alinhada à Política Nacional de Formação e amplamente divulgada entre seus entes filiados, assim como desautoriza qualquer pessoa de afirmar que a CUT está organizando qualquer oposição ao STIUMA, ao contrário, saudamos sua trajetória e nos orgulhamos de seus 40 anos de organização e luta da categoria urbanitária.

Convém lembrar que a luta dos trabalhadores já sofre ataques diários do capital, não precisa e não deve se subdividir e auto-enfraquecer. O enfrentamento só pode ser feito através de sindicatos fortes. A divisão de sindicatos, divisão de base, tende a criar sindicatos menores e, consequentemente, com menos força para defender os interesses dos trabalhadores que representam.

A CUT-MA se solidariza com o Stiu-MA e com os trabalhadores urbanitários do Maranhão, reafirmando seu compromisso de lutar em defesa dos direitos e interesses da categoria junto com seu Sindicato. Estaremos sempre na luta, juntos, por uma sociedade mais justa e igualitária, onde os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e valorizados.

A Direção da CUT Maranhão
reunida em 10 de fevereiro de 2025