O Coletivo Nacional de Saneamento se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 13 de março, de forma online. Participaram da atividade representantes de 13 estados. Para a secretária-geral da FNU, Iara Nascimento, a presença deste contingente mostra a importância de se debater estratégias de lutas do setor. “Não há dúvidas de que os sindicatos estão empenhados na luta em defesa do saneamento público, e essa reunião mostra que somente com unidade vamos avançar nestas lutas”, disse ela.
Durante a reunião, conduzida pelo Secretário de Saneamento, Fábio Giori, foi anunciado que nos próximos dias serão definidas as datas do planejamento estratégico, a ser realizado na sede da FNU no Rio de Janeiro.
A reunião definiu que em função do dia 22 de março, dia Mundial da Água, cair em um sábado, o ato será realizado dia 20, quinta-feira, em Brasília, com a participação de representantes dos estados. O objetivo da manifestação é mostrar todo o descontentamento com a política que o BNDES vem adotando em relação ao setor de saneamento, apoiando em vários estados o capital privado na compra de empresas públicas.
Em função do momento de extrema gravidade no setor de saneamento, as reuniões do coletivo de saneamento devem, em princípio, acontecer a cada 15 dias.
Fechando a reunião, o presidente da FNU, Pedro Damásio, reafirmou o compromisso da entidade com o saneamento público. “Nossa história de luta em defesa da água como bem público nunca será deixada de lado. Por isso, a FNU estará sempre apoiando os companheiros e companheiras do Coletivo Nacional de Saneamento”, disse ele.