O Sindaema realizou nesta quinta-feira (24/05) mais uma reunião com os representantes da Tubomills para negociar o ACT. A empresa informou que não irá garantir a ultratividade dos acordos anteriores, propôs reajuste de 1% para os salários e para o tíquete alimentação, zero de reajuste para as diárias e a manutenção dos demais benefícios.
A direção do Sindaema rejeitou as condições da empresa e apresentou uma contraproposta com seguintes pontos: garantia da ultratividade, correção do salário pelo INPC (2,07%), correção da diária pelo mesmo percentual do salário, reajuste de 5% no tíquete alimentação. A empresa ficou de avaliar e retornar ao Sindicato até a próxima semana.
Na ocasião também defendemos a manutenção dos demais benefícios e discutimos um aditivo que regulamente o banco de horas de acordo com a nova legislação trabalhista. A partir das negociações, também foi possível prorrogar a data base até 15 de junho, fato que é muito importante visto que garante a retroatividade dos reajustes a primeiro de maio.
Para o diretor Leopoldino Batista, é importante que neste momento haja unidade entre os trabalhadores. Ele também enfatizou que o sindicato não irá aceitar propostas que não recomponham a inflação e não garantam algum ganho real para o trabalhador, mesmo que seja no tíquete alimentação.
“A postura da empresa de não aceitar a contraproposta do sSndicato e o fato dela estar procrastinando o fechamento do ACT desde fevereiro, quando protocolamos a pauta de reivindicações, exige do Sindicato a adoção de medidas mais enérgicas”.
No próximo dia 05, às 07h30, nos canteiros da empresa em Cariacica e Vila Velha, será realizada uma assembleia para discutir as negociações e uma possível greve. Contamos com a participação de todos.