Eventos buscam refletir a luta contra o retrocesso diante das incertezas que a população negra irá viver sob a Presidência de Bolsonaro
A depender das inúmeras declarações públicas feitas pelo, agora presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), o movimento negro terá que intensificar, ainda mais, a luta de combate ao racismo e contra a perda de direitos.
Isso porque, antes mesmo de iniciar a campanha, Bolsonaro chegou a comparar, em palestra, a população quilombola a uma manada de boi, quando disse que o “afrodescendente mais leve de lá (em Eldorado Paulista) pesava sete arrobas”. E seguiu: “Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais”. Em outro momento, respondendo a uma pergunta da cantora Preta Gil sobre o que ele faria se seu filho se apaixonasse por uma negra, falou que seus filhos foram “bem educados” e que, portanto, esse risco não correria.
Diante desse cenário, a programação do Mês da Consciência Negra de 2018 já busca refletir a luta contra o retrocesso por conta das incertezas que a população negra irá viver no próximo período.
E a CUT-SP, como já é tradição, organiza atividades sobre a data, além de participar e apoiar os eventos realizados por sindicatos e demais entidades pelo estado. As ações já iniciaram no último dia 31 de outubro, em Campinas, quando o Coletivo de Combate ao Racismo da subsede da entidade e sindicatos da região lançaram o calendário temático 2019. (Confira, abaixo, a agenda completa).
Para a secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida da Silva, o mês será marcado pela resistência que o povo negro sempre demonstrou. “Bolsonaro já deu declarações racistas, machistas, homofóbicas e contra tudo o que acreditamos ser legítimo. Nós, negros e negras, que lutamos por igualdade de direito, não vamos nos intimidar com esse governo, pois sempre estivemos na luta, nas ruas, dialogando com a população. O que muda é que agora sabemos que teremos de lutar muito mais”.
No dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombo ao lado de sua companheira Dandara, os movimentos sociais e sindical saem às ruas na Marcha da Consciência Negra, que terá concentração em frente ao Masp, a partir das 12h.
Já na sede da CUT-SP, no Brás, haverá um seminário, feito em parceria com a Revista Raça, em 3 de dezembro, às 14h30. Também na CUT, uma roda de samba e o debate sobre a participação dos negros no mundo das artes, no dia 8 do mesmo mês, irá encerrar as celebrações.
Não vamos permitir que nenhum dos direitos conquistados nos governos populares de Lula e Dilma sejam perdidos. Seguiremos dialogando, organizando a classe trabalhadora, para lutar contra as injustiças. Vamos honrar nossos heróis, como Dandara e Zumbi
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE 2018:
Sindicato dos Servidores de Monte Mor
Dia 14/11 – 19 horas
Homenagem aos servidores negros com a palestra “Racismo Não, Igualdade sim!”.
Local: Rua Afonso Milani, 74, Jd. Guanabara – Monte Mor (SP).
Associação Afro Saltense
Dia: 18/11 – das 09h às 18h
FESTAFRO – shows com: Pátria Nossah – Família 100 Solução, samba e pagode – Samba dos Amigos
*Barracas de artesanatos – Turbantes – Roupas Afro – Capoeira – apresentação da Umbanda *Arrecadação de alimentos em prol da entidade Sonho Meu – Local: Praça Zumbi dos Palmares – Rua 24 de Outubro, 522 – Centro – Salto (SP) – Apoio / Patrocínio: Sindicato dos Metalúrgicos de Salto – Informações: (11) 96379-6300
XV Marcha da Consciência Negra
Dia 20/11 – 12h
Concentração no Vão Livre do Masp – Avenida Paulista – São Paulo (SP)
Sindicato dos Bancários de Limeira
Dia 20/11 – 10h
Haverá exposição de trabalhos do artista Plástico Galdino Clemente, apresentação musical e panfletagem.
Local: Ato na Pça Toledo Barros, em Limeira (SP)
Sindicato dos Bancários de Guarulhos
Dia 22/11 , das 19h às 22h
Palestra – O Negro no Mercado de Trabalho Pós-Abolição: Transição e Exclusão
Expositor: Ramatis Jacino – Professor da Universidade Federal do ABC
Local: Auditório de Sindicato dos Bancários de Guarulhos – Rua Paulo Lenk, 128 – Jardim Zaira, Guarulhos (SP)
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Dia 24/11, às 9h30
Local: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Rua João Basso, 231, Centro – São Bernardo do Campo (SP)
Coletivo de Igualdade Racial do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, com apoio da Subsede da CUT São Carlos
Dia 24/11, a partir das 15h
Evento político cultural – Ato político com lideranças que atuam em defesa do movimento sindical, social e partidário.
Ato cultural com desfile – 1º Metal Beleza Negra – 2018; Batalha de Beats; Batucada Levante Popular da Juventude; Show de Samba; Painel de Memórias com imagens de referencias na luta pelo provo negro.
Local: Clube de Campo dos Metalúrgicos – Rua Domingos Diégues, 957 – Parque Santa Felicia Jardim, São Carlos (SP)
Organização de Mulheres Negras – 30 Anos
Construindo a resistência – Reflexões e debate
Perspectivas e desafios frente ao atual cenário brasileiro pós-eleições 2018
Dia 27/11 – das 9h30 às 13h30
Local: Centro de Formação Sindical “18 de Agosto” do Sindsep-SP – Rua Barão de Itapetininga, 163 – 2º andar, República – São Paulo (SP)
Confirmações: (11) 2108-9169 e-mail: racial@cutsp.org.br
Realização: SECR/CUTSP – SNCR/CUT – Sindsep-SP – Fórum de Mulheres Negras do Estado de SP – FEDER / Fórum de Educação e Diversidade Étnico Racial – NEGRA SIM
Subsede CUT Campinas
Dia: 29/11
Oficina Quinta Total – Atividade do Coletivo de Combate ao Racismo em parceria com o Sindicato Unificado dos Petroleiros – Regional Campinas – Sindipetro.
Subsede CUT Campinas
Dia: 30/11
Oficina Sexta Cultural – Atividade do Coletivo de Combate ao Racismo em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campinas (Sinticom).
Ribeirão Preto com apoio da Subsede da CUT-SP – Mostra Ubuntu em comemoração ao Dia da Consciência Negra
17/11- Exposição de fotos – 18/11- Rosa de Conversa / Vamos falar sobre O Que é Ser Negro no Brasil Hoje – 19/11- Exibição de Filme Pantera Negra – 20/11- Palestra – 21/11 – Live na Câmara Municipal falando sobre o racismo – 22/11 – Show Fantakonatê, Sesc – 23/11- Palestra – 24/11- Feira Afro (com desfile e show) e encerramento.
Seminário promovido pela CUT-SP em parceria com a Revista Raça Brasil
Dia 3 de dezembro – 14h30
Local: Auditório da Sede da CUT – Rua Caetano Pinto, 575, Brás – São Paulo (SP)
Roda de samba na CUT-SP
Dia 8 de dezembro – A partir das 13h
Local: Rua Caetano Pinto – Brás – São Paulo (SP)
O calendário será atualizado após a confirmação de novas atividades. Consulte as atualizações no site da CUT.
PARTICIPE DO COLETIVO DE RAÇA DA FNU
O Coletivo de Raça da FNU destaca-se por combater o racismo que está inserido na sociedade, e que se reproduz dentro das empresas da base urbanitária, e muitas vezes no interior das estruturas sindicais.
A conjuntura atual é desafiadora, pois o atual governo ‘ilegítimo’ federal, formado, majoritariamente por homens brancos e ricos, trabalha para desconstruir as políticas públicas implementadas pelo governo popular e democrático que o antecedeu e que garantiram avanços importantes para a população negra, como é o caso das cotas, o Prouni, o Fies, dentre outras ações afirmativas na área de Educação.
Assim, é fundamental ter o entendimento que é preciso se organizar nas entidades sindicais, lutar por um país mais justo e com igualdades racial.
Entre em contato conosco para saber mais sobre o Coletivo de Raça da FNU e passar a integrá-lo.
email: secretariageral@fnucut.org.br
telefone: (21) 2223 0822
ÁGUA, ENERGIA E SANEAMENTO NÃO SÃO MERCADORIAS!