A Diretoria do nosso Sindicato realizou uma live na noite do dia 20 de junho para explorar com a categoria as condições que asseguram o recebimento de insalubridade e periculosidade para os trabalhadores da Sabesp, principalmente para aqueles que trabalham em estações de tratamento. A ideia foi orientar sobre direitos que não estejam sendo pagos ou não são pagos corretamente.

A live contou com a presença dos advogados envolvidos na defesa dos trabalhadores, que por ventura se interessem em ingressar com ações para assegurar seus direitos. E na ocasião foi lembrado que mesmo exercendo funções que precisam ser remuneradas adequadamente há muitos anos, a ação trabalhista só retroage cinco anos a partir do ingresso na Justiça, ou seja, quanto mais tempo se demora para entrar com a ação mais se perde economicamente.

O mais frequente motivo que gera condições de entrar com ação é o direito ao adicional de periculosidade, apurado até agora, porém o que se pode observar é que há trabalhadores que já recebem esse benefício, contudo o mesmo percentual não está sendo aplicado sobre outras remunerações como hora-extras e demais adicionais. Ainda o que se observou até o momento é que o trabalhador de escala de revezamento pode ter a receber hora extra referente ao tempo de alimentação e descanso em intervalo que não é praticado.

A orientação dos advogados é que os trabalhadores marquem um horário de atendimento no Jurídico, através do telefone: 3226-3200, para esclarecimentos e entrada de ação judicial.

Outros detalhes podem ser consultados em matéria que abordou inicialmente o assunto:

https://www.sintius.org.br/publicacoes/noticias/sabesp-sintius-defendera-insalubridade-e-periculosidade-para-os-trabalhadores