Os trabalhadores da Sabesp na Baixada Santista e no Vale do Ribeira aprovaram, por maioria de votos, a proposta do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentado pela empresa nesta quinta-feira, dia 6, durante a 7ª rodada de negociação. A decisão foi tomada pela categoria em assembleias realizadas na sede do Sindicato dos Urbanitários (Sintius), em Santos, e na subsede de Registro.
Essa última reunião foi realizada após insistência do Sintius, que cobrou e conseguiu assegurar importantes avanços nas cláusulas sociais.
Uma delas obtidas nessa última rodada de negociação foi a concessão de auxílio creche para empregados, independente do sexo, de até R$ 720,99. O pagamento fica condicionado à apresentação de declaração de que o cônjuge não receba o benefício semelhante por outra instituição.
Outra conquista importante obtida foi a vigência do ACT pelo período de dois anos, sendo que as cláusulas econômicas serão discutidas em maio de 2025. Essa medida dá uma maior segurança à categoria em tempos de incerteza sobre o futuro da empresa.
Fonte: Ascom Sintius