O presidente da FNU, Pedro Damásio, participou nesta quarta-feira (10/7) do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Bacias Hidrográficas Brasileiras, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Coordenada pelo deputado Bohn Gass (PT-RS), a frente tem como objetivo central de fortalecer a luta pela proteção das bacias hidrográficas e garantir água limpa e preservação ambiental em todo território nacional.

Pedro Damásio destaca a importância da nova Frente, reforçando que ela se soma ao esforço de toda a sociedade pela preservação do meio ambiente e sustentabilidade das bacias hidrográficas. “Os urbanitários estão engajados nessa luta em torno da preservação das nossas águas e pela efetiva implantação de planos de conservação das bacias. Somente com a efetiva implantação de planos de conservação das bacias e alocação dos recursos necessários poderão ser mitigados os impactos negativos ao meio ambiente, que estão gerando estiagens cada vez mais severas em algumas regiões e enchentes em outras”, explica.

O dirigente dos urbanitários ainda ressalta que a construção de todo o processo de sustentabilidade precisa ter a participação popular e dos trabalhadores, que são os principais atingidos pelas consequências da devastação do nosso meio ambiente. “Os trabalhadores urbanitários apoiam esta pauta e querem contribuir para que nosso país tenha água em qualidade e quantidade para todos”, afirma Damásio.

O deputado Bohn Gass (PT-RS) afirmou durante o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Bacias Hidrográficas Brasileiras, que a missão do novo colegiado é articular esforços junto ao Parlamento, governo federal e a sociedade civil para viabilizar recursos para colocar em prática os planos de conservação das bacias de todo o país.

O lançamento da Frente Parlamentar contou com a presença de toda a coordenação do colegiado, além de dezenas de representantes de órgãos do governo federal e da sociedade civil.

Além do deputado Bohn Gass, a coordenação do colegiado conta ainda com a participação da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), na vice-presidência; e do deputado Fernando Mineiro (PT-RN), na Secretaria-Geral. Serão coordenadores regionais os seguintes parlamentares: Sul -deputado Welter (PT-PR); Sudeste – deputado Zé Silva (Solidariedade-MG); Centro-Oeste – Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT); Nordeste – Gervásio Maia (PSB-PB); Norte – Socorro Neri (PP-AC).

O lançamento da Frente contou ainda com a presença do coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP), parlamentares e dezenas de representantes de entidades da sociedade civil.

Entre os objetivos, estão:
. realizar debates, audiências públicas, seminários e outros eventos que permitam sensibilizar a sociedade sobre a importância de ações para preservação, conservação e recuperação de bacias hidrográficas brasileiras, com o estímulo ao uso sustentável de recursos naturais;
. identificar e propor a tramitação de matérias legislativas relativas a essa temática;
. acompanhar, monitorar e fiscalizar as políticas públicas e ações governamentais relacionadas às Bacias Hidrográficas Brasileiras, manifestando-se quanto aos aspectos mais relevantes de sua aplicabilidade e execução; e
. estimular a participação ampla e democrática da sociedade civil nas discussões sobre o tema.

Assista ao lançamento na íntegra: