O 12º Encontro Nacional dos Urbanitários (ENU), que ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto, reuniu representantes das principais entidades do setor, como a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Federação Regional dos Urbanitários do Centro-Norte (FURCEN), Federação Regional dos Urbanitários do Sudeste (FRUSE), Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (FENATEMA).

O encontro marcou um momento crucial para a organização da categoria, que representa os trabalhadores dos setores elétrico, saneamento, gás e meio ambiente.

Com o lema “Quem luta junto, conquista mais!”, o 12º ENU se destacou como um espaço de reflexão e debate sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor. Entre os temas centrais estavam a defesa dos direitos trabalhistas, a preservação das empresas públicas de energia e saneamento, e as ameaças crescentes das privatizações que colocam em risco a soberania nacional e o acesso universal à água e ao saneamento.

Também foram debatidas os desafios no cenário atual, o empoderamento das mulheres e da diversidade nos movimentos sindical e popular, financeirização do saneamento, representação dos trabalhadores terceirizados no ramo urbanitário, aposentadoria especial, organização sindical e acordos coletivos de trabalho nas empresas privadas de saneamento.

Os debates contaram com a presença de especialistas nos setores abrangidos pelo ramo urbanitário, bem como representantes de movimentos sociais, que ofereceram análises detalhadas.

Ao final foram dados os encaminhamentos para o enfrentamento aos desafios nos setores de energia, saneamento, gás e meio ambiente.

O 12º ENU foi um momento de grande importância para o ramo, que pôde discutir estratégias e ações para enfrentar os desafios impostos pelo cenário político e econômico atual.

Acesse o álbum de fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/18djNmy45GzhahJAAzv3-RwmA2qllty-0?usp=sharing