O Sindiágua-PB vem a público se solidarizar com os funcionários e funcionárias da Cagepa e com toda a população de João Pessoa e Cabedelo, pelo roubo ocorrido na estação de captação de água de Gramame, na noite desta quarta (30).

Lamentamos que os trabalhadores e trabalhadoras da Cagepa tenham sido submetidos ao risco da insegurança da ação de criminosos. Os operadores da estação foram rendidos, feitos de refém e forçados a desligar o disjuntor geral, para que o roubo de cabos pudesse acontecer.
Com a interrupção de energia, equipes de manutenção foram até a captação de Gramame averiguar a situação e também foram feitos de refém, por cerca de 10 criminosos encapuzados.

Os criminosos exigiram que os funcionários da Cagepa cortassem cabos de cobre, essenciais para o funcionamento da estação, fugindo em seguida com um material avaliado em cerca de 2 milhões de reais.

Em nota, a Cagepa disse que “equipes técnicas estão providenciando a reposição do material roubado para que seja retomada a operação e o abastecimento d’água seja normalizado o mais rápido possível”, no entanto, a previsão para a normalização do serviço, em parte da cidade de João Pessoa e para toda a cidade de Cabedelo, é de até a manhã de sexta (01/11).

Desde já, o Sindiágua-PB se compromete a fazer uma reunião com a Diretoria da Cagepa para cobrar uma segurança eficaz para os trabalhadores e trabalhadoras que atuam, tanto para a captação de água e estação de tratamento de Gramame, como em outros locais, como Alhandra. Também vamos solicitar que a escala de 24 por 72 horas de trabalho seja garantida para estes locais de trabalho.

Por fim, o Sindiágua-PB deseja que o abastecimento de água seja reestabelecido o mais rapidamente possível e que situações como essas não voltem a acontecer.

Fonte: Ascom Sindiágua-PB