Em Congresso da Contaguas – Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras de Água, Saneamento e Meio Ambiente das Américas – realizado nesta segunda-feira (11/11), em Bogotá, na Colômbia, Pedro Blois, secretário de Relações Internacionais da FNU, foi eleito vice-presidente da entidade latino-americana. A nova presidente eleita é Margarita López, presidenta do Sindicato de Trabalhadores de Acuavalle SA (SINTRACUAVALLE), na Colômbia.
Pedro Blois, que desde 2019 já ocupava a secretária de Promoção de Relações Públicas e Comunitárias da Contaguas, destaca a importância do Brasil assumir a vice-presidência: “nosso objetivo é integrarmos à luta em defesa da água e do saneamento e contra todas as formas de privatização em toda a América Latina. Somente com a união de esforços, poderemos vencer os interesses de mercado que não respeitam os direitos dos cidadãos e trabalhadores e colocam sempre o lucro acima da vida”.
A FNU é a única entidade do Brasil a integrar a diretoria do Contaguas.
Além da Congresso da Contaguas, a FNU está representada na Colômbia na XIII IAMRECON (Conferência Regional Interamericana da ISP – Internacional de Serviços Públicos), que acontece durante essa semana em Bogotá. Pedro Blois e Iara Nascimento (secretária-geral da FNU) participando das atividades, apresentando os desafios e propostas de defesa dos direitos dos urbanitários brasileiros.