“Nós temos um mercado monopolista controlado por uma empresa privada. Isso é muito sério”, aponta o engenheiro e ex-funcionário da Eletronorte

O engenheiro Ikaro Chaves, ex-funcionário da Eletronorte, afirmou nesta sexta-feira (3) ao jornalista Cláudio Porto, no programa “Prática Política”, que a privatização da Eletrobrás, além da piora da qualidade dos serviços, acarretou uma elevação brutal das tarifas pagas pelo consumidor.

“A Eletrobrás tem um poder sobre o mercado de energia elétrica muito grande. Ela tem o poder de determinar o preço da energia no Brasil”, disse o especialista. “Quando da privatização houve o fenômeno da descotização”, destacando que isso já repercutiu nas tarifas.

“Nós temos um mercado monopolista controlado por uma empresa privada. Isso é muito sério, porque diferente da distribuição onde o preço da energia ainda é regulado, no caso da geração de energia, não. O preço não é regulado. Então, você vai pagar o preço do mercado. Esse é o atual modelo. A privatização da Eletrobrás vai trazer problemas estruturantes para o país como um todo, aliás, já está trazendo”, denunciou. (fonte: Hora do Povo)

Assista a entrevista na íntegra: